domingo, 4 de julho de 2010

Um, dois: feijão com arroz!


Um feijão bem apuradinho... adoro!
Sabemos que ele divide opiniões. Há que não viva sem, e há aqueles que se queixam por sentirem estufamento após seu consumo. Mas o que é fato é que ele torna a refeição mais nutritiva, seja ele carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado ou bolinha!
Com muitos nutrientes como vitaminas (principalmente do complexo B), muito ferro, cálcio, carboidratos e fibras (para cada 100g do grão temos 19g delas), ele é tb é fonte protéica,  podendo servir como fonte vegetal de proteínas, em substituição à animal, além de atributos minerais como cálcio, fósforo e potássio.
Bom, teoria é bom, mas mão na massa, ops, no feijão, é melhor. Você vai precisar:
- 500g de feijão
- água
- 1 pedaço pequeno (uns 5cm) de courinho de porco (porquinho dá um gosto...)
- alho picado a gosto
- tempero de cebola e salsa
- 3 col. Sopa de óleo
- sal a gosto
- 1 cubo de caldo de costela
Lave bem o feijão, e deixe escorrer! Coloque o feijão, o cubo de caldo de costela, o courinho na panela de pressão. Eu não costumo usar folhas de louro, mas há quem goste tb. Cubra com água até 3 dedos para cima. Deixe pegar pressão com o fogo alto, após abaixe e cozinhe por 50 min (eu gosto dele bem molinho).
Em outra panela, quando o tempo de cocção tiver terminado (essa etapa é rápidinha),  aqueça o óleo, com o tempero de cebola, o alho e deixe dourar. Abra a panela de pressão após a perda da pressão (cuidado hein?) e junte o tempero refogado ao feijão, salgue a gosto. Deixe o fogo ligado no máximo até ferver, depois abaixe e espere até que parte da água evapore para que o caldo engrosse, só então retire o courinho.
Um feijão bem apuradinho é uma delícia! Se quiser, coloque lingüiça calabresa durante a cocção na panela de pressão, fica bom tb!
Créditos da receita: Dona Mariinha (minha vó querida!!!)

5 comentários:

  1. hmmm!! Eu sou o tipo de pessoa que definitivamente não vive sem um bom feijãozinho!!!! ADORO!!!
    E com certeza este feijão deve ser mara, receita de vó é sempre especial!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amo, amo, amo feijão!!!! O do meu pai é MARAAA, nossa, que delícia!
    Receita de família é TUDIBOM! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari! Envia a receita dele depois para postarmos aqui! que delícia! beijos

    ResponderExcluir
  4. Bom, feijão é hour concour né!!!
    Além de ser mega nutritivo e ter muito ferro.
    Eu como quase todos os dias.
    E o mais engraçado é que o feijão carioca quase não é servido no Rio de Janeiro, lá o tradicional é o feijão preto mesmo.
    Hehe, ;o))

    ResponderExcluir
  5. Bruuu, eu faço desse jeito, caldo de costela fica mara no feijão e eu e meu maridinho não vivemos sem um feijãozinho bem temperadinho...hummm, sabe quando acabamos de cozinhar e temperar, gosto de cortar cheiro-verde no prato com pimenta e comer só o feijão feitinho na hora...amoooo

    ResponderExcluir