Feriadinho, que tal preparar uma refeição especial? Vale verificar se todos os ingredientes estão ok, senão sair para comprar!
Essa receita de risoto de frango, tomate seco e panceta eu provei em Buenos Aires (uiiiiiiiiiiiiiiiiii...rs!).
Mas vamos lá......PANCETA????? HUMMMMMMMMM fiz a mesma cara qdo li no cardápio. Se vc pensou no Ronaldo (Ronááááááááááldo...rs!) errou! Hahaha!
Ppanceta é a parte da barriga do porco cortada com o couro, ela vem com um pouco do toicinho e a carne da barriga. É a prima italiana do nosso querido BACON!
Para aqueles que não são fãs da carne do porquinho, tentem experimentar, pq o gosto é meias suave que o bacon! Mas o que eu gostei mesmo, é que esse prato é gostoso e oferece diferentes texturas ao paladar. Mistura a crocância da panceta e a leveza do tomate seco! Hummm
Risoto de Frango, tomate seco e panceta:
- 2 xic. Chá de arroz arbóreo
- ½ cebola raladas (risoto original e cebola quase não aparece...)
- 1/3 de tablete de manteiga sem sal
- 500mL de caldo de galinha (veja a dica em http://entreazulevermelho.blogspot.com/2010/06/testei-caldo-knorr-de-potinho.html#links)
- 4 sobrecoxas de frango desossadas e picadas em cubos pequenos
- 150g de tomates secos picados
- 100g de panceta fatiada e picada
- 1 copo de vinho branco (pode ser baratinho, pois o oálcool evapora!)
Numa panela vamos preparar a panceta: deixe a panceta fritando, até ficar crocante. Retire da panela e deixe escorrer o excesso de óleo sobre o papel absorvente. Reserve.
Em outra panela, coloque a cebola, a manteiga e deixe refogar até ficar transparente. Junte os cortes de frango e cozinhe em fogo alto para não juntar água. As sobrecoxas são boas para fazer risoto, pois dão mais sabor e é uma das partes mais macias e úmidas do frango, ao contrário do peito (embora esse seja mais magro!rs). Acrescente o vinho e deixe destampado para o álcool evaporar mais rápido. Então acrescente o arroz arbóreo cru, mexa bastante e vá acrescentando o caldo de galinha para que ele cozinhe. Abaixe o fogo e mexa sempre. O risoto deve ficar com consistência cremosa, lustrado por conta da manteiga e o grão de arroz macio porém firme. Se não quiser investir no arroz arbóreo (em média 12,00 reais um pacotinho), use o arroz branco comum, porém cozinhe sem cebola e deixe-o mais durinho que de costume. Acrescente o tomate seco e a panceta. Misture bem.
Sirva esse prato com um pouquino de queijo parmesão ralado por cima e também um vinhozinho de uva Pinot Noir ou Merlot, que produzem vinhos tintos leves , suaves!
Bom apetite! Beijos!
Hummmmmm isso me parece perfeito pra se comer em Buenos Aires né chiquititaaaaa rsss!!!
ResponderExcluirEu sei que é fino e todo mundo adora mas tomate seco não é comigo, pode trocar pelo tomate fresco ou outra coisinha???
Bjks e bom feriadinho.
:))
Acho que uma opção boa de troca seria palmito pupunha ou shitake, ai vai de paladar.
ResponderExcluirbeijos
Tiro o chapéu pro palmito!!!
ResponderExcluirTks :o)
Hummm, me parece ser ótimo!!! Hoje tb almocei ranguinho com panceta preparado pela mamys, rs! =)
ResponderExcluirParece ótimo mesmo!!! Dá até fominha!!! :)
ResponderExcluirNossa, adoro carne branca, parece ótimo....bjs
ResponderExcluirvou preparar no fim de semana pra ver,se agrada o pessoal.
ResponderExcluir