sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tempero caseiro simples e gostoso

Cada pessoa tem seu modo especial de temperar sua comida e conferir sua característica ao prato. Tem quem puxe mais para a pimenta, para o sal, tem que não goste de alho, coentro, cominho... além disso, eles nos permitem identificar a origem dos pratos, uma vez que cada país tem em sua culinária temperos característicos. A Espanha traz o azeite de oliva, o açafrão e o alho; os franceses adoram a manteiga e os vinhos para agregar sabor aos seus pratos; no Brasil, temos uma diversidade de características regionais. Na Bahia é comum temperar com azeite de dendê, leite de côco e pimenta.
Nos meus pratos salgados gosto de usar um tempero que passa de geração em geração na minha família. Nele eu uso cebola e cehiro verde (salsa + cebolinha).
A cebola é rica em flavonóides, que são poderosos anti-oxidantes e anti-inflamatórios, ferro, potássio, sódio, fósforo, cálcio, vitaminas C e do complexo B. Já a Salsinha, presente no cheiro- verde, é diurética!
Se quiser adicionar sal, pode. Porém é comum esquecer que o condimento já está salgado e acabar exagerando no sal depois...
Aqui em casa, eu costumo fazer no final de semana quantidade suficiente para utilizar por 1 semana. Assim é mais fresco, e a geladeira não pega cheiro forte. Dá para congelar tb. Para isso é legal vc ter sem mãos os potinhos de porções individuais, a Avon tem uns ótimos.
Para prepará-lo, vc vai precisar de um multi-processador , mas cado não tenha o grande, pode ser o mixer ou o mini- processador, é só ajustar proporcionalmente a receita. Em outro post, vou comentar das utilidades de cada um desses eletrodomésticos.
Tempero tradicional Cebola e Cheiro- verde:
- 5 cebolas grandes
- ½ maço de cheiro- verde
Bater tudo no multi-processador. Armazenar refratário (vidro) na geladeira (os potes plásticos são indicados para o congelamento, pois para refrigeração pegam gosto e cheiro do tempero).

E não rende só isso... o me já está em uso!! kkk
Gostou? Simples né? Agora vamos ao de alho

Eu utilizei o mesmo multi-processador e coloquei 5 cabeças de alho descascadas (essa é a pior parte). Aliás quem tiver dicas para descascar alho que REALMENTE NÃO fique com o cheiro do mesmo nas mãos, por favor envie que eu posto aqui!
Coloquei o alho picado em pote plástico da Avon e levei ao freezer. Essa quantidade para mim que costumo cozinhar somente a noite durante a semana e aos finais de semana, dura 1 mês!!!

Sorry, também em uso!
Beijos! Até o prox post!

7 comentários:

  1. Bru minha mãe e minha avó faziam esse tempero e é uma delícia, aliás muito parecido com os seus, mas aí junta tudo rsss.
    No liquidificador (separar um copo de liq. só pra isso) bater umas 3 a 4 cebolas, uns 10 dentes de alhos, cheiro verde a gosto e um pouco de água.
    Pode colocar sal, se quiser.
    Fica uma pasta verdinha, uma delícia e super prática.
    Nunca congelei e na geladeira dura uns 10 duas.
    Ai que fome rsssss, bjks.

    ResponderExcluir
  2. ai que delícia!! é mto prático!!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Que legal Bru!! Sou super adepta ao tempeiro caseiro!!! Minha mãe faz um maravilhoso!!! Eu não troco por nada!! :)

    ResponderExcluir
  4. Ai Bru, não consigo nem pensar em ter que descascar o alho, compro logo aquele que vem em pasta do super, tem conservante, é uó por causa disso, mas o pior é que eles ainda misturam água, aí na hora de fritar espirra tudo em mim, que raaaivaaa....

    ResponderExcluir
  5. Bru, vocÊ já viu aquele descascador que é tipo um tubinho plástico, mio emborrachado, eles vendem como descascador, voce põe dentro e amassa até a casaca sair, ja usei e funciona até que bem...

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses temperos, são super práticos, mas desse jeito que vc postou nunca fiz, adoreiiii, quero fazer....

    ResponderExcluir
  7. para descarcar alho com facilidade, eh so colocar os dentes de alho de molho por umas 2 ou 3 horas. Eh tranquilo.

    ResponderExcluir