domingo, 4 de julho de 2010

PF!


Minhas primeiras postagens no blog serão sobre o trivial nos pratos feitos (famoso, PF) dos brasileiros: o arroz , feijão, bife, salada de alface com tomate e batata –frita.

Hoje nosso escolhido é o arroz!
Fonte de carboidratos,  o arroz apresenta em sua composição vitamina B, ferro e proteínas.  O amido contido no grão é um facilitador para o nosso organismo na absorção das proteínas contidas no feijão e ainda, se a refeição for acompanhada de uma fonte de vitamina C, como exemplo o suco de laranja natural, a absorção de ferro pode ser aumentada em até 40%!
Mas qual seu tipo preferido?

 (começando de cima: Negro, parbolizado, arbóreo, integral e polido)
O arroz parabolizado passa por um tratamento que conserva  o complexo vitamínico B, sendo o amigo do coração. Eu particularmente não consumo, pois acho que ele fica soltinho demais para o meu paladar!
Já o tipo arbóreo é o escolhido para preparo dos risotos, pois concentra em seu grão maior quantidade de amido, que favorece aquela textura típica do prato!
No dia-a-dia, costumamos cozinhar o arroz polido, que nutricionalmente, não é o mais rico, pois enfrenta  no beneficiamento a retirada da sua casca, o que contribui com o seu empobrecimento nutricional.Minha marca favorita é a Prato Fino, gosto bastante! Mas uso o Camil tb qdo não encontro no mercado.
No arroz integral encontramos  a camada mais externa do grão, o farelo, que conserva fibras benéficas ao intestino. Eu gosto bastante!
Outro tipo, esse ainda não conheço, é o arroz negro, o arroz dos imperadores chineses. Vou procurar uma receita especial com esse tipo e depois venho aqui contar!
Vamos à prática? Eu gosto de arroz bem quetinho, pode ser feito na panela tradicional, na de barro, na de pressão, no forno ou no microondas.
Por hoje, uma receita na panela tradicional, para duas pessoas que comem bem... tá bom,.....para mim e meu marido....rs.... vamos precisar:
- 1 ½ xic. (chá) de arroz polido lavado e escorrido.
- 3 col. Sopa de óleo de soja
- tempero caseiro de cebola e salsa (prometo um post sobre esse tempero da minha avó!)
- alho picado a gosto
- sal a gosto
- 500mL de água fervente

Coloque numa panela média o tempero de cebola e salsa com o óleo. Refogue bem, adicione o alho e deixe dourar. O cheirinho da cozinha fica irresistível! Acrescente o arroz e mexa sempre, deixando fritar bem. Essa etapa é importante para que o arroz pegue bem o gostinho do tempero e fique soltinho! Adicione a água fervente e o sal. Deixa o fogo no máximo e a panela destampada, se não quiser ver seu fogãozinho sujo, coitado! Dica: quando a água estiver quase secando, experimente e veja se não precisa de mais água ou sal. Se não, tampe completamente a panela por alguns minutos e desligue o fogo. Deixe ele “respirar”um pouquinho para encorporar o vapor que ficou na tampa! Fica ÓTEMO! Rs...
Meu marido fez essa receita hoje, ficou muito bom! Não tirei foto, sorry!

Espero que tenham gostado desse primeiro post! Beijos

6 comentários:

  1. Bruuuu, já vi que terei mais um blog vicioso...rsrsr...enfim, não gosto do arroz parbolizado, (no sul ele consomem muito)quando morei em Curitiba foi um problema pq eu tinha que procurar arroz branco nos hipermercados, nos outros só tinha o parbolizado...e minha marca preferida é o Empório São João e Prato Fino tb..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal Shirley! Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de Blog!!! AMEI a iniciativa!!!! :)
    Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh êh Bru!! Mais um blog de uma pessoa linda pra eu ver o dia todo! hehehe
    Parabéns, está muito fofo!
    E sobre arroz.. humm para mim o tradicional branquinho, mas topo um integral bem feitinho numa boa!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmmmm delicioso esse blog!!!
    A D O R E I!!!
    Bjks

    ResponderExcluir