sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comentários

Olá seguidoras!

alterei as configurções dos comentários e agora todos podem realizá-los em cada postagem!
Peçoo desculpas pelos transtornos,estou aprendendo como funciona esse mundo encantador do blog!
beijos e fiquem a vontade!

Risoto de Frango, Tomate seco e panceta! Diferente? Nem tanto... vejam só!


Feriadinho, que tal preparar uma refeição especial? Vale verificar se todos os ingredientes estão ok, senão sair para comprar!
Essa receita de risoto de frango, tomate seco e panceta eu provei em Buenos Aires (uiiiiiiiiiiiiiiiiii...rs!).
Mas vamos lá......PANCETA????? HUMMMMMMMMM fiz a mesma cara qdo li no cardápio. Se vc pensou no Ronaldo (Ronááááááááááldo...rs!) errou! Hahaha!
Ppanceta é a parte da barriga do porco cortada com o couro, ela vem com um pouco do toicinho e a carne da barriga. É a prima italiana do nosso querido BACON! 

Para aqueles que não são fãs da carne do porquinho, tentem experimentar, pq o gosto é meias suave que o bacon! Mas o que eu gostei mesmo, é que esse prato é gostoso e oferece diferentes texturas ao paladar.  Mistura a crocância da panceta e a leveza do tomate seco! Hummm
Risoto de Frango, tomate seco e panceta:
- 2 xic. Chá de arroz arbóreo
- ½ cebola raladas (risoto original e cebola quase não aparece...)
- 1/3 de tablete de manteiga sem sal
- 4 sobrecoxas de frango desossadas e picadas em cubos pequenos
-  150g de tomates secos picados
- 100g de panceta fatiada e picada
- 1 copo de vinho branco (pode ser baratinho, pois o oálcool evapora!)
Numa panela vamos preparar a panceta: deixe a panceta fritando, até ficar crocante. Retire da panela e deixe escorrer o excesso de óleo sobre o papel absorvente. Reserve.
Em outra panela, coloque a cebola, a manteiga e deixe refogar até ficar transparente. Junte os cortes de frango e cozinhe em fogo alto para não juntar água. As sobrecoxas são boas para fazer risoto, pois dão mais sabor e é uma das partes mais macias e úmidas do frango, ao contrário do peito (embora esse seja mais magro!rs). Acrescente o vinho e deixe destampado para o álcool evaporar mais rápido. Então acrescente o arroz arbóreo cru, mexa bastante e vá acrescentando o caldo de galinha para que ele cozinhe.  Abaixe o fogo e mexa sempre. O risoto deve ficar com consistência cremosa, lustrado por conta da manteiga e o grão de arroz macio porém firme. Se não quiser investir no arroz arbóreo (em média  12,00 reais um pacotinho), use o arroz branco comum, porém cozinhe sem cebola e deixe-o mais durinho que de costume. Acrescente o tomate seco e a panceta. Misture bem.
Sirva esse prato com um pouquino de queijo parmesão ralado por cima e também um vinhozinho de uva Pinot Noir ou Merlot, que produzem vinhos tintos leves , suaves!
Bom apetite! Beijos!

Tempero caseiro simples e gostoso

Cada pessoa tem seu modo especial de temperar sua comida e conferir sua característica ao prato. Tem quem puxe mais para a pimenta, para o sal, tem que não goste de alho, coentro, cominho... além disso, eles nos permitem identificar a origem dos pratos, uma vez que cada país tem em sua culinária temperos característicos. A Espanha traz o azeite de oliva, o açafrão e o alho; os franceses adoram a manteiga e os vinhos para agregar sabor aos seus pratos; no Brasil, temos uma diversidade de características regionais. Na Bahia é comum temperar com azeite de dendê, leite de côco e pimenta.
Nos meus pratos salgados gosto de usar um tempero que passa de geração em geração na minha família. Nele eu uso cebola e cehiro verde (salsa + cebolinha).
A cebola é rica em flavonóides, que são poderosos anti-oxidantes e anti-inflamatórios, ferro, potássio, sódio, fósforo, cálcio, vitaminas C e do complexo B. Já a Salsinha, presente no cheiro- verde, é diurética!
Se quiser adicionar sal, pode. Porém é comum esquecer que o condimento já está salgado e acabar exagerando no sal depois...
Aqui em casa, eu costumo fazer no final de semana quantidade suficiente para utilizar por 1 semana. Assim é mais fresco, e a geladeira não pega cheiro forte. Dá para congelar tb. Para isso é legal vc ter sem mãos os potinhos de porções individuais, a Avon tem uns ótimos.
Para prepará-lo, vc vai precisar de um multi-processador , mas cado não tenha o grande, pode ser o mixer ou o mini- processador, é só ajustar proporcionalmente a receita. Em outro post, vou comentar das utilidades de cada um desses eletrodomésticos.
Tempero tradicional Cebola e Cheiro- verde:
- 5 cebolas grandes
- ½ maço de cheiro- verde
Bater tudo no multi-processador. Armazenar refratário (vidro) na geladeira (os potes plásticos são indicados para o congelamento, pois para refrigeração pegam gosto e cheiro do tempero).

E não rende só isso... o me já está em uso!! kkk
Gostou? Simples né? Agora vamos ao de alho

Eu utilizei o mesmo multi-processador e coloquei 5 cabeças de alho descascadas (essa é a pior parte). Aliás quem tiver dicas para descascar alho que REALMENTE NÃO fique com o cheiro do mesmo nas mãos, por favor envie que eu posto aqui!
Coloquei o alho picado em pote plástico da Avon e levei ao freezer. Essa quantidade para mim que costumo cozinhar somente a noite durante a semana e aos finais de semana, dura 1 mês!!!

Sorry, também em uso!
Beijos! Até o prox post!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dieta Desitoxicante


Que tal aproveitar a segunda- feira e desintoxicar?
Após um final de semana é comum as pessoas se sentirem estufadas, inchadas no abdomem, com o intestino lento, após terem ingerido comidas mais gorduroas e pesadas  nas saídas de sábado à noite, ou nos almoços de domingo.
Com efeito depurativo, as dietas desintoxicantes promovem uma limpeza no organismo das toxinas ingeridas, renovam o funcionamento do aparelho digestivo (principalmente fígado e rins), proporcionando mais vitalidade, energia e bem estar! Além de retardar o envelhecimento, potencializar a memória e agilidade mental, reforçar as defesas e prevenir doenças (principalmente as infecções).
Para evitar carências nutricionais, deve-se seguir a desintoxicação de 24h a 7 dias.
Antes de tudo vamos cortar alimentos que contenham aditivos químicos e corantes artificiais, óleos hidrogenados (margarina é um ex.), frituras, doces, enlatados, café, tabaco e álcool.
Olhe a sua dispensa, geladeira e fruteira. Se for necessário as abasteça com alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibra e água.
Frutas cruas são sempre bem-vindas, assim como os legumes.Abacaxi, hortelã, limão, laranja, morango, pêra, maçã, mamão, banana...
Aproveitando que estamos no inverno, que tal uma sopinha desintoxicante para esquentar ? Você vai precisar de:
- 1 chuchu cortado em cubos grandes
- 2 tomates cortados em cubos grandes
- ½ abóbora japonesa em cubos grandes tb
- 2 cenouras raladas no ralo grosso
- tempero de cebola e cheiro-verde
- água qto baste para cobrir até 2 dedos acima
Coloque tudo na panela de pressão, qdo começar a chiar, abaixe o fogo e espere 20 minutos, assim tudo fica bem molinho! Veja se consegue diminuir a qte de sal. Vale a pena!
Gostou? Que bom! Bate palma! rs...beijos

domingo, 4 de julho de 2010

Um, dois: feijão com arroz!


Um feijão bem apuradinho... adoro!
Sabemos que ele divide opiniões. Há que não viva sem, e há aqueles que se queixam por sentirem estufamento após seu consumo. Mas o que é fato é que ele torna a refeição mais nutritiva, seja ele carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado ou bolinha!
Com muitos nutrientes como vitaminas (principalmente do complexo B), muito ferro, cálcio, carboidratos e fibras (para cada 100g do grão temos 19g delas), ele é tb é fonte protéica,  podendo servir como fonte vegetal de proteínas, em substituição à animal, além de atributos minerais como cálcio, fósforo e potássio.
Bom, teoria é bom, mas mão na massa, ops, no feijão, é melhor. Você vai precisar:
- 500g de feijão
- água
- 1 pedaço pequeno (uns 5cm) de courinho de porco (porquinho dá um gosto...)
- alho picado a gosto
- tempero de cebola e salsa
- 3 col. Sopa de óleo
- sal a gosto
- 1 cubo de caldo de costela
Lave bem o feijão, e deixe escorrer! Coloque o feijão, o cubo de caldo de costela, o courinho na panela de pressão. Eu não costumo usar folhas de louro, mas há quem goste tb. Cubra com água até 3 dedos para cima. Deixe pegar pressão com o fogo alto, após abaixe e cozinhe por 50 min (eu gosto dele bem molinho).
Em outra panela, quando o tempo de cocção tiver terminado (essa etapa é rápidinha),  aqueça o óleo, com o tempero de cebola, o alho e deixe dourar. Abra a panela de pressão após a perda da pressão (cuidado hein?) e junte o tempero refogado ao feijão, salgue a gosto. Deixe o fogo ligado no máximo até ferver, depois abaixe e espere até que parte da água evapore para que o caldo engrosse, só então retire o courinho.
Um feijão bem apuradinho é uma delícia! Se quiser, coloque lingüiça calabresa durante a cocção na panela de pressão, fica bom tb!
Créditos da receita: Dona Mariinha (minha vó querida!!!)

PF!


Minhas primeiras postagens no blog serão sobre o trivial nos pratos feitos (famoso, PF) dos brasileiros: o arroz , feijão, bife, salada de alface com tomate e batata –frita.

Hoje nosso escolhido é o arroz!
Fonte de carboidratos,  o arroz apresenta em sua composição vitamina B, ferro e proteínas.  O amido contido no grão é um facilitador para o nosso organismo na absorção das proteínas contidas no feijão e ainda, se a refeição for acompanhada de uma fonte de vitamina C, como exemplo o suco de laranja natural, a absorção de ferro pode ser aumentada em até 40%!
Mas qual seu tipo preferido?

 (começando de cima: Negro, parbolizado, arbóreo, integral e polido)
O arroz parabolizado passa por um tratamento que conserva  o complexo vitamínico B, sendo o amigo do coração. Eu particularmente não consumo, pois acho que ele fica soltinho demais para o meu paladar!
Já o tipo arbóreo é o escolhido para preparo dos risotos, pois concentra em seu grão maior quantidade de amido, que favorece aquela textura típica do prato!
No dia-a-dia, costumamos cozinhar o arroz polido, que nutricionalmente, não é o mais rico, pois enfrenta  no beneficiamento a retirada da sua casca, o que contribui com o seu empobrecimento nutricional.Minha marca favorita é a Prato Fino, gosto bastante! Mas uso o Camil tb qdo não encontro no mercado.
No arroz integral encontramos  a camada mais externa do grão, o farelo, que conserva fibras benéficas ao intestino. Eu gosto bastante!
Outro tipo, esse ainda não conheço, é o arroz negro, o arroz dos imperadores chineses. Vou procurar uma receita especial com esse tipo e depois venho aqui contar!
Vamos à prática? Eu gosto de arroz bem quetinho, pode ser feito na panela tradicional, na de barro, na de pressão, no forno ou no microondas.
Por hoje, uma receita na panela tradicional, para duas pessoas que comem bem... tá bom,.....para mim e meu marido....rs.... vamos precisar:
- 1 ½ xic. (chá) de arroz polido lavado e escorrido.
- 3 col. Sopa de óleo de soja
- tempero caseiro de cebola e salsa (prometo um post sobre esse tempero da minha avó!)
- alho picado a gosto
- sal a gosto
- 500mL de água fervente

Coloque numa panela média o tempero de cebola e salsa com o óleo. Refogue bem, adicione o alho e deixe dourar. O cheirinho da cozinha fica irresistível! Acrescente o arroz e mexa sempre, deixando fritar bem. Essa etapa é importante para que o arroz pegue bem o gostinho do tempero e fique soltinho! Adicione a água fervente e o sal. Deixa o fogo no máximo e a panela destampada, se não quiser ver seu fogãozinho sujo, coitado! Dica: quando a água estiver quase secando, experimente e veja se não precisa de mais água ou sal. Se não, tampe completamente a panela por alguns minutos e desligue o fogo. Deixe ele “respirar”um pouquinho para encorporar o vapor que ficou na tampa! Fica ÓTEMO! Rs...
Meu marido fez essa receita hoje, ficou muito bom! Não tirei foto, sorry!

Espero que tenham gostado desse primeiro post! Beijos